Estudo avalia consumo de cafeína na recuperação muscular após exercícios

Gabriel Loureiro diz que a hipótese é que a cafeína pode agir na recuperação mais rápida no tecido muscular ao facilitar quebra de gordura no sangue

A relação da cafeína com o esporte já foi bastante estudada, são evidências com respaldo científico. As descobertas até aqui se basearam no impacto da cafeína antes e durante o  exercício físico. O que se pretende fazer agora, na Escola de Educação Física e Esporte  (EEFE) da USP, é estudar como o consumo da cafeína após os exercícios pode impactar na recuperação do tecido muscular de quem realiza treinamentos.

Gabriel Loureiro, pesquisador do Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado à Atividade Motora da EEFE, diz que a cafeína estimula o sistema nervoso central, provocando um aumento da intensidade do exercício. Na pesquisa, ele pretende buscar o efeito da substância em outros tecidos, sem ser no sistema nervoso. A hipótese é que a cafeína possa agir na recuperação mais rápida no tecido muscular, fazendo com que o esportista recupere a disposição mais rapidamente. A explicação de outros estudos é que a cafeína facilita a quebra da gordura e joga no sangue. Mas usar essa gordura como energia depende apenas do exercício físico ou pode ser estimulada pela cafeína? Esse aspecto é que será agora pesquisado.

Leia também:

Musculação controlada é essencial no tratamento da artrite reumatoide
Palpitação cardíaca pós-exercício pode estar relacionada a infarto
Baixo nível de testosterona pode ser prevenido com atividade física

Loureiro está buscando voluntários para o estudo, homens entre 18 e 40 anos, não fumantes, fisicamente ativos, que tenham baixo consumo regular de cafeína, ou seja, com quantidades menores ou iguais a 150mg de cafeína/dia, um cafezinho por dia. Além disso, eles não podem apresentar complicações cardiovasculares e/ou metabólicas, e nem complicações renais.

A pesquisa é curta, comparada a outras. Serão quatro dias de atividades no laboratório da EEFE da USP, incluindo avaliação corporal, desempenho físico e suplementação de placebo ou cafeína. Os interessados devem escrever para gabrielloureiro.nutri@gmail.com.

Por: Roxane Ré
Fonte: Jornal da Usp