parceiros

   A musculação desenvolve a capacidade muscular (portanto, é uma atividade anaeróbica) a partir de exercícios contra a resistência.

   Sabemos que a maioria das pessoas que procuram a musculação tem como o principal objetivo a melhora da estética corporal. Nada mau, mas o que devemos ressaltar são os demais benefícios que esta prática esportiva pode trazer. Os benefícios da musculação podem ser sentidos em diversos grupos da sociedade. Para os idosos é uma atividade que, usada com moderação, traz grandes benefícios na condição física, melhorando a qualidade de vida. No caso dos cardíacos a musculação é uma atividade preventiva e de recuperação, já que não sobrecarrega o músculo cardíaco. Até para os diabéticos e os hiper-tensos a musculação pode levar benefícios, já que a prática de exercícios melhora a oxigenação do sangue.

A origem da musculação.

   Como matriz que deu origem à musculação, o fisiculturismo como é conhecido hoje, passou a ser definido como esporte em 1946, com os campeonatos de culto ao corpo esculpido. Até então, existiam os concursos de beleza física, conhecidos como Mister Universo. Hoje o culturismo é a sexta modalidade esportiva mias difundida mais difundida no mundo, com 190 países onde se pratica, dividido em 21 categorias, masculinas e femininas.

   A partir de 1994, o Brasil conquistou todos os campeonatos sul-americanos de que participou e vários campeonatos ibero-americanos, títulos reconhecidos oficialmente pela União das Federações Internacionais, ligada ao Comitê Olímpico Internacional. Na categoria até 65kg masculino, o Brasil conquistou três títulos mundiais, em 1997, 1999 e 2001.

Compartilhe

Siga-nos